sexta-feira, 15 de março de 2013

Entendendo os Ciclos Naturais



Se decidimos optar por uma vida saudável e equilibrada, é imprescindível nos adaptarmos e respeitarmos os ciclos da Natureza. A vida moderna exige que trabalhemos constantemente e esquecemos de ceder ao cansaço físico e mental - não é de surpreender que sofremos tanto de estresse e exaustão emocional.

A vida não é constante, nossos níveis de energia também não - harmonizando nosso ritmo de produção com o ritmo natural de nosso corpo e mente, levamos uma vida mais saudável, mais prazerosa e mais produtiva. Observe a instabilidade da Natureza - mudança de cores, do comportamento dos animais, dos astros, da temperatura, da umidade relativa do ar. Adaptação às mudanças é o segredo para uma vida equilibrada.

As cores da Natureza nos dão dicas de como nos comportar de acordo. Absorvemos a energia vital das cores através de nossos olhos e elas têm influencia direta em nossas funções corporais e metabolismo. Também absorvemos essa energia através de alimentos - ervas, frutas, legumes,  verduras, sementes, castanhas. É fundamental consumirmos alimentos da estação afim de disponibilizarmos ao corpo a energia correta relacionada com a sua necessidade metabólica do momento.


Vivemos em uma sociedade confusa - aprendemos a ignorar o movimento circular natural da vida. As pessoas têm dificuldade em aceitar o envelhecimento e tentam combatê-lo a todo custo - acredito que aceitar o ritmo cíclico é mais fácil entre as mulheres por ser muito mais óbvio no corpo e mente feminino do que masculino - ciclo menstrual, gestação, etc. Portanto, ao contrário do que a maioria das pessoas acreditam, vaidade excessiva é o distanciamento da essência feminina. 
  
Seguindo os ciclos da natureza, estamos mais preparados a aceitar e nos adaptar a mudanças em nossas vidas. Quando nos conectamos à Natureza, percebemos o ritmo cíclico da vida e aprendemos a ver beleza em cada fase de nossa jornada. 

[Outubro/2012]

Sem comentários:

Enviar um comentário